3 de agosto de 2009

Alterar pastas padrão de usuário do Windows


Quem é usuário do Windows, acessa a internet e utiliza pen drives, certamente já precisou formatar a partição do sistema no seu disco rígido e reinstalar o Windows por causa de algum vírus ou qualquer outro comportamento irritante do PC. O problema é a hora de fazer o backup dos documentos e configurações do seu usuário, gravando numa mídia ou copiando para outra partição ou HD para, depois de reinstalar o sistema, copiar tudo de volta para as pastinhas respectivas. Nessa hora todo o cuidado é pouco para não esquecer nada e acabar com uma bela dor de cabeça.

A referida pasta de documentos e configurações é a C:\Documents & Settings no Windows XP e a pasta C:\Usuários ou C:\Users nos Windows Vista e Seven. Lá estão: arquivos da área de trabalho, itens do menu iniciar, favoritos do navegador, documentos, fotos e músicas. Essa pasta também contém outros itens de configuração dos programas instalados, arquivos temporários, cookies da internet etc. Mas o que interessa para o backup é aquela fotinho especial e aquele documento importante. Aí vem o pulo do gato.

Para se livrar do risco de esquecer algo ao fazer o backup, é muito recomendável o usuário configurar de antemão estas pastas para ficarem em outra partição ou HD, diferente do sistema operacional. Muita gente já tem a precaução de guardar arquivos pessoais em outro lugar, mas nem todos sabem que é possível fazer com que o Windows também saiba que você usa outras pastas para guardar seus arquivos, e não as pastas padrões do sistema.


Estas configurações das pastas do seu usuário são editáveis através do Editor do Registro, seguindo estes passos:

1- Feche todas pastas e programas. Clique em 'Iniciar' e depois em 'Executar' / ou apenas digite as teclas Win+R;


Tecla de atalho do Windows no teclado+tecla R

2- Digite 'regedit' e tecle 'Enter';

Editor de registro do Windows
3- Na janela que se abrirá, na lista de pastas à esquerda, vá até o caminho da pasta HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Explorer\User Shell Folders. Ao lado direito você verá uma lista com todas as pastas de usuário do sistema, semelhante à imagem abaixo:

Editor do registro do Windows
4- Para alterar qualquer pasta, basta clicar duas vezes sobre o nome dela e, na janela que se abrirá, especificar o caminho que desejar, como "D:\Usuários\Fulano\Meus documentos". Recomendo criar estas pastas na outra partição/HD antes efetuar as mudanças no registro;

E para uma configuração ótima, eu recomendo mudar apenas os locais Personal (Meus documentos), My Music (Minhas músicas), My Pictures (Minhas imagens), My Video (Meus vídeos), Desktop (Área de Trabalho) e Favorites (Favoritos).

Editor de registro do windows
5- Finalizando, reinicie imediatamente o sistema! Como manda o procedimento padrão pra tudo no Windows.

Mas pra quem é medroso e não gosta de brincar de editar o registro do sistema ou não se sentiu seguro nessas etapas passadas, existe um programa que faz tudo isso de maneira gráfica, simples e intuitiva. É o Tweak UI:


O Tweak UI é um Power Toy, um aplicativo que permite modificar diversas configurações padrões do sistema conforme a vontade do usuário. Uma das mudanças possíveis se refere justamente às pastas privadas, chamadas neste programa de 'pastas especiais'.

Após o download e a instalação, basta abrir o programa e, no lado esquerdo, ir no item My Computer e no sub item Special Folders. No lado direito da tela, procure a pasta especial que deseja modificar e clique em Change Location.

Tweak UI
Você será avisado, em inglês, que se alterar equivocadamente a pasta, o sistema poderá ficar inutilizável. Não se apavore, o que ele diz é que você não deve configurar duas pastas especiais, tipo Meus documentos e Minhas imagens, para um único caminho, ou seja, não pode haver valores iguais para pastas diferentes. Além disso, ele avisa que você não deve alterar esta pasta especial para algum caminho de uma pasta do sistema, tipo, seus documentos não podem ficar configurados para ficarem na pasta 'C:\Windows\system32\drivers' (mas quem no inferno seria capaz de fazer isso?).

Daí, ele pergunta se você tem certeza do que tá fazendo e quer continuar a alterar suas pastas especias. Sem medo no coração, diga que 'Sim'. Então surgirá uma tela onde você irá navegar até encontrar a pasta onde deseja guardar os respectivos arquivos e quer que o Windows entenda isso também.

Tweak UI
Escolha a pasta correta, clique em OK e seja feliz na próxima formatação e reinstalação do Windows.

encéfalo

Um comentário:

Draco Umbra disse...

o Problema da tentativa do Regedit é que os valores que deveria ser alterados para C:\Draco\Imagens ficaram em branco, e toda vez que repetia esse procedimento, ao reiniciar ele apagava tudo de novo